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Feira do Empreendedor Sebrae
Vamos falar sobre acessibilidade?
Quando o assunto é acessibilidade, garantir que o seu estabelecimento esteja preparado para receber TODOS os clientes de forma segura, confortável e adequada, deve ser apenas o início de uma jornada de inclusão.
Mais do que cumprir as leis relacionadas à acessibilidade, é preciso garantir a humanização no atendimento e ter a certeza de que o seu espaço oferecerá uma boa experiência aos clientes, independentemente de suas necessidades especiais.
Cerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, segundo o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E ao falar sobre pessoas com deficiência (PcDs), vale reforçar que estamos nos referindo também às deficiências não visíveis, como autismo e demais síndromes e transtornos que podem acometer as pessoas.
O fato é que PcDs formam um grande mercado consumidor, afinal, a maior parte dos deficientes no Brasil é economicamente ativa. Assim, contribuem para a movimentação da economia do nosso país.
Porém, grande parte dos estabelecimentos comerciais não está preparada para recebê-los de forma adequada.
Por este motivo, é muito importante que os lojistas estejam atentos a esse público, adaptando o seu negócio em busca de melhorar a acessibilidade e a mobilidade dentro de seus estabelecimentos comerciais.
É comum os comerciantes comentarem que são poucos os deficientes físicos que visitam a sua loja. Mas… Já parou para pensar que isso acontece justamente porque as marcas não estão preparadas para recebê-los de forma adequada?
Como mudar isso e garantir que o seu comércio seja acessível?
Ao planejar o layout e o design do espaço, dê atenção para:
Garantir entradas e saídas acessíveis por meio de rampas;
Disponibilizar sanitários adaptados;
Disponibilizar provadores acessíveis;
Manter o piso nivelado e espaço suficiente para a circulação de cadeiras de rodas;
Reservar vagas no estacionamento destinadas às pessoas com deficiência;
Implementar uma sinalização apropriada para indicar a localização de espaços adaptados;
Adequar a área de circulação da loja conforme as normas vigentes;
Instalar pisos e sinalizações táteis para orientar PcDs;
Incluir sinalização sonora para situações de emergência;
Fornecer mobiliários e gôndolas acessíveis para expor produtos;
Ter um balcão de atendimento adequado para pessoas de todas as estaturas;
Dispor de um espaço destinado aos cães-guia;
Implantar corrimão duplo, entre outras medidas.
Outro aspecto crucial para o comércio, especialmente se realiza vendas ou divulgação online, é a adoção de plataformas de acessibilidade.
Essas ferramentas possibilitam a comunicação eficaz com clientes que possuem deficiência visual, auditiva ou intelectual, por meio de softwares que facilitam essa interação.
Como adequar o meu negócio para PcDs?
Todos os comércios podem e devem estar preparados para receber o público PcD.
Nos salões de beleza, por exemplo, é importante adequar a área de lavagem e corte de cabelos, assim como investir em uma bancada com poltronas removíveis e com a capacidade de acomodar cadeiras de rodas para facilitar o deslocamento.
Além disso, os lavatórios sem cadeira acoplada com bacia ajustável e demais mobiliários acessíveis podem fazer toda a diferença para garantir que as PcDs se tornem clientes fiéis do seu negócio.
Para completar, o salão de beleza, além de promover a acessibilidade para o público externo, também pode ampliar o número de vagas para colaboradores com deficiência.
Nos comércios de alimentos, é essencial que todas as PcDs consigam acessar as informações necessárias para decidir seu pedido e comunicá-lo de forma prática, clara e eficiente.
Para isso, é importante disponibilizar o menu na entrada, seja em tótens, módulos de parede, displays digitais, cardápios em braile e também avaliar sobre a necessidade de contar com profissionais que compreendam outros idiomas.
Inclusive, falando em profissionais…
Outro aspecto importante para o comércio atender de forma mais eficiente e acessível o seu público é contar com colaboradores bem treinados e capacitados.
Todos da equipe devem saber se comunicar de forma adequada, garantir que estão sendo compreendidos pelos clientes e, mais do que isso, oferecer um atendimento completo, que gera uma experiência positiva às PcDs.
Para oferecer esse atendimento de qualidade é preciso que todos conheçam um termo importante: capacitismo.
O capacitismo é um conjunto de preconceitos, estereótipos, atitudes discriminatórias e barreiras sociais enfrentadas por pessoas com deficiência.
É preciso que as pessoas tenham conhecimento sobre o capacitismo para, a partir de então, saber as melhores maneiras de acabar com esse preconceito.
Inclusive, o seu comércio vai se tornar um lugar muito melhor para todos quando souber lidar com essa questão.
Não sabe por onde começar? Então é hora de conhecer a CAVI.
A CAVI vai te ajudar na importante missão de tornar o seu estabelecimento mais inclusivo, acessível e humano. A empresa oferece um treinamento que visa garantir que os PcDs se sintam vistos, respeitados, representados e pertencentes.
Todos devem ter o direito de ir e vir, e o propósito principal da CAVI é justamente oferecer soluções em acessibilidade por meio de produtos e serviços especializados.
A CAVI contribui para a transformação de ambientes, deixando-os verdadeiramente inclusivos. Também, atua para superar as barreiras existentes e traz soluções abrangentes para todas as necessidades de adaptação.
A CAVI acredita firmemente que pessoas com deficiência devem ser compreendidas como integrantes da diversidade humana, o que implica em práticas e ações voltadas para a quebra do capacitismo.
A empresa fornece uma grande variedade de serviços, incluindo laudos técnicos de acessibilidade, levantamento técnico para adaptações, instalação de produtos acessíveis, elaboração de projetos, consultoria, treinamentos e palestras.
Entre em contato através dos contatos abaixo!
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